13 de Maio: 130 anos de abolição sem reparações. Vamos marchar pelo fim do racismo!
No próximo dia 13 de maio completam-se 130 anos da abolição da escravidão no Brasil. Passado todo esse tempo, o povo negro não tem nada a comemorar. Por isso, é preciso reafirmar a tradição da luta e transformar essa data no Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.
Nesses 130 anos de abolição sem reparações é preciso enfatizar a necessidade das políticas de reparações como demandas democráticas. Neste sentido, é preciso entender essas políticas como ação compensatória, que devem necessariamente ser utilizadas para promover a igualdade no acesso ao emprego e nos rendimentos para trabalhos iguais, acesso à educação em todos os níveis, assim como as políticas redistributivas para compensar os danos causados à população negra.
São medidas urgentes, mas transitórias, pois sabemos que podem retroceder pelo simples fato que a desigualdade faz parte da natureza do capitalismo. Por isso, nossa luta é por outro modelo de sociedade, o socialismo, que de fato promova a igualdade social, respeite as diferenças e ponha fim à opressão e exploração.
FONTE:http://cspconlutas.org.br/